Neste trabalho iremos
apresentar um jogo matemático criado a partir do jogo Mancala, onde seria
interessante trazer as regras desse jogo também aqui, mas não é o caso deste
breve trabalho, nessa variação de jogo, as crianças podem ao mesmo tempo
aprender conceitos matemáticos e pratica-los sem perder a diversão de um jogo
de tabuleiro onde vários amigos possam jogar em uma sala de aula ou até mesmo
fora da escola, o jogo batizado por nós mesmos se chama Moedala. Do que será
que ele é capaz? Só continuando a ler para saber.
Esperamos que
aproveitem a ideia deste jogo e que o jogo contribua de forma significativa
para muitos da mesma forma que foi e está sendo para nós mesmos.
Regras
Começará o jogo com 4 moedas em cada cavidade,
somente o banco ficará vazio.
Um aluno jogará o dado e o número da cavidade que
cair correspondente deverá ser esvaziado, ou seja o aluno deverá pegar todas as
moedas e ir colocando uma moeda por vez nas cavidades adjacentes em direção ao
seu banco ( A cavidade maior do seu lado direito ) se a quantidade de moedas
ultrapassar o seu banco o aluno deverá
colocar as moedas nas cavidades de seu adversário. Se a ultima moeda
cair em seu banco o aluno joga o dado novamente.
Se a ultima moeda cair em uma cavidade onde não
tenha nenhuma moeda, o jogador da vez leva essa moeda e todas da cavidade
correspondente ( Da frente ) para o seu banco e joga o dado outra vez.
Se o número do dado que cair e a cavidade correspondente
não tiver nenhuma moeda, o jogador que jogou o dado deverá retirar do seu banco
uma moeda ( se tiver ), e dará para o banco do outro jogador, pagará multa.
Ganha o jogo quem tiver mais moedas em seu banco, o
jogo termina quando um dos jogadores não possuir mais moedas em nenhuma
cavidade de seu campo.
Situações
matemáticas
Neste jogo podem haver várias situações matemáticas,
vamos tentar citar algumas.
- . Todas as moedas do jogo são de 10 centavos, para saber quem ganhou ou perdeu o jogo os aluno deveram contar as moedas que obtiveram em seu banco, eles podem contar simplesmente as moedas ( 1,2.3,4 e etc...) ou podemos pedir para que comecem a contar como dinheiro de verdade, (10, 20 , 30 centavos e por aí vai.) Neste caso trabalharemos a soma de forma muito rica.
- Antes que se jogue o dado o jogador precisa saber qual número seria melhor que saísse no dado, para isso ele precisa calcular antes ( contar as moedas ), quantas casas ele vai precisar pular para determinado objetivo ( chegar em determinada cavidade ). Neste caso também se aplica a soma entretanto de uma forma mais elaborada.
- Os jogadores que pagarem multa deverão tirar do seu próprio banco uma moeda de dar para o banco do adversário, aqui é praticada a subtração, onde o jogador antes precisará saber o risco que corre ao jogar o dado e fazer a conta do prejuízo.
Provavelmente exista muitas outras situações que não
foram imaginadas por nós nesse jogo, entretanto já deu para vermos que o jogo
em si é muito interessante e tem variações de regras que podem contribuir para
o aumento de situações matemáticas. Não é mesmo?
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