A palavra ábaco originou-se do Latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax (lit. tábua de cálculos). Porque abax tinha também o sentido de tábua
polvilhada com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas, alguns
linguistas especulam que tenha vindo de uma língua semítica (o púnico
abak, areia,
ou o hebreu ābāq (pronunciado a-vak),areia).
De acordo com o site Wikpédia o ábaco é um antigo instrumento de
cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no
sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades,
dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas,
contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.
Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
Ábaco escolar utilizado numa escola primária dinamarquesa, do século
XIX.
Por operar assim, da esquerda para a direita, o
cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética
mental ou escrita, o cálculo começa a partir das unidades ou do lado direito do
problema.
A vantagem educacional mais
significante em utilizar um ábaco, ao invés de bolas ou outro material de
contagem, quando se pratica a contagem ou a adição simples, é que isso dá aos
estudantes uma ideia dos grupos de 10 que são a base do nosso sistema numérico.
Mesmo que os adultos tomem esta base de 10 como garantia, é na realidade difícil
de aprender. Muitas crianças de 6 anos conseguem contar até 100 de seguida com
somente uma pequena consciência dos padrões envolvidos.
Usos pelos deficientes visuais
Um ábaco
adaptado, inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer, é ainda utilizado por
alunos cegos.Um pedaço de fabrico suave ou borracha é colocado detrás
das bolas para não moverem inadvertidamente. Isto mantém as bolas no sítio
quando os utilizadores as sentem ou manipulam. Elas utilizam um ábaco para
fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtracção, raíz
quadrada e raíz cúbica.
Embora
alunos deficientes visuais tenham beneficiado de calculadoras falantes, o uso
do ábaco é ainda ensinado a estes alunos em idades mais novas, tanto em escolas
públicas como em escolas privadas de ensino especial. O ábaco ensina
competências matemáticas que nunca poderão ser substituídas por uma calculadora
falante e é uma ferramenta de ensino importante para estudantes deficientes
visuais. Os estudantes deficientes visuais também completam trabalhos de
matemática utilizando um escritor de Braille e de código Nemeth (uma espécie de
código Braille para a matemática), mas as multplicações largas e as divisões
podem ser longas e difíceis. O ábaco dá a estudantes deficientes visuais e visualmente
limitados uma ferramenta para resolver problemas matemáticos que iguala a
velocidade dos seus colegas sem problemas visuais utilizando papel e lápis.
Muitas pessoas acham esta uma máquina útil durante a sua vida.
Tabela de Ábacos e
sua evolução
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Ábaco Mesopotâmico |
Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos. |
Ábaco Babilónio |
Os babilónios podem ter utilizado o ábaco para operações de adição e subtração. |
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Ábaco Romano |
O método normal de cálculo na Roma antiga erra mover bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas, dezenas, etc., como na numeração romana. |
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Ábaco Chinês ou Suanpan |
Existem duas bolas em cada haste na parte de cima e cinco na parte de baixo, para números decimais e hexadecimais. Ao contrario do simples ábaco utilizado nas escolas, muitas técnicas eficientes para o suanpan foram feitas para calcular operações que utilizam a multiplicação, divisão, adição, a subtração, raiz quadrada e a raiz cúbica a uma alta velocidade. |
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Ábaco Japonês ou Soroban |
Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de cinco algarismos. |
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Ábaco Russo |
Normalmente tem apenas um lado comprido, com 10 bolas em cada fio (exceto um que tem quatro bolas, para fracções de quartos de rublo). Este costuma estar do lado do utilizador. O ábaco russo é habitualmente utilizado na vertical, com os fios da esquerda para a direita ao modo do livro. Durante a manipulação, as bolas são movidas para a direita. Para mais fácil visualização, as duas bolas do meio de cada corda costumam estar com cores diferentes das outras oito. Como tal, a bola mais à esquerda da corda dos milhares costuma também estar pintada de maneira diferente. |
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