Faixa
Etária: De seis a oito anos, essa atividade é indicada para
as series iniciais da escola, ou seja, primeiro e segundo ano.
Proposta
A proposta é montar um
mercadinho, primeiro usando a primeira situação, a professora deve pedir que as
crianças tragam para sala de aula vários folhetos de supermercados com os
preços dos produtos. Ela deve sugerir na roda de conversa que os alunos
observem e leiam os preços dos produtos que estão no folheto, a professora deve
prestar atenção as estratégias de leitura e o diálogo entre eles nesse momento.
Depois ela deve desafiar os alunos a explicar:
-Como sabem que o
número escrito no folheto representa dinheiro?
-Os preços dos produtos
são todos iguais?
-Como a gente sabe que
um produto é mais caro que o outro?
A professora deve propor
que recortem e colem os produtos do folheto, separando o que são alimentos e
limpeza. Depois organizem uma tabela usando os critérios de classificação
utilizados no supermercado para organizar os produtos.
Exemplo de panfleto de mercado, com preço dos produtos:
Depois desse primeiro
passo, a professora deve montar um mercadinho na escola, com embalagens de
alimentos vazia, como caixas de sucos, leites, pasta de dentes, salgadinhos e
tudo que ela conseguir, colocando o preço nas embalagens dos produtos.
Montado o mercadinho,
ela separa as crianças em grupo de três crianças e as convida para as crianças
irem fazer compras no mercado, ela deve dar dinheiro de mentira para os grupos,
que com o dinheiro limitado deve saber o que consegue comprar com aquele dinheiro,
pagar e saber o troco, ela pode fazer um caixa, com uma maquina registradora de
brinquedo, e revezar quem vai ficar como operador de caixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário