domingo, 16 de novembro de 2014

AS INTERVENÇÕES DO PROFESSOR PARA O APRENDIZADO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO

Durante o processo inicial da aprendizagem na construção do conceito de números, o professor deve levar em considerações o lúdico como intervenção pedagógica, desse modo inserindo oficinas de jogos nas aulas de matemática. O professor deve ajudar seu aluno a construir seu próprio conceito sobre números, agindo como um mediador no processo de ensino-aprendizagem, utilizando o conhecimento prévio da criança em atividades que envolvam sistemas de classificação, seriação e quantificação, tais atividades devem sempre estimular as habilidades e autonomia do aluno, sendo o professor, o principal agente incentivador.
A intervenção pedagógica deve sempre ser feita de forma clara, considerando a realidade dos alunos, o grau de escolaridade e a bagagem cultural que estes possuem. Estabelecendo vínculos entre a matemática aprendida em sala de aula, a história da matemática e a matemática utilizada no dia-a-dia. O professor deve intervir de forma a levar o aluno a superar suas dificuldades, sem menosprezar as experiências e os conceitos lógico-matemáticos que seu aluno construir.
Considerando a teoria de Jean Piaget e a faixa etária que iniciaremos o processo inicial da construção do conceito de número, compreendemos que tal processo deverá se dar através de interações sociais e situações concretas. Assim também, será muito importante respeitar o momento da criança, sua fase e seu despertar, pois ela é agente principal deste processo.
Sempre falamos que o ensino de matemática não deve ter um fim em si mesmo, porque nos lembramos de alguns traumas que adquirimos no passado quando estávamos nesse processo. Temos percebido que a matemática é muito mais que números, operações ou cálculos, ela é a forma como nos relacionamos com o mundo em geral e, portanto deverá ser significativa e de aplicação clara  nas mais diversas situações.
O jogo pedagógico é um grande auxiliar não só no processo de construção do conceito de números, mas em qualquer processo de ensino aprendizagem. Moura, define: "O jogo pedagógico como aquele adotado intencionalmente de modo a permitir tanto o desenvolvimento de um conceito matemático novo como a aplicação de outro já dominado pela criança." (Moura M. 1992a: p.53).
Tornar, portanto o aprendizado prazeroso e divertido faz com que nós, os educadores, sejamos desafiados diariamente, e para isso precisamos nos preparar  para sabermos usar tudo o que a tecnologia nos apresenta como ferramenta facilitadora nesse processo. Destacamos ainda o uso de outros materiais tão importantes quanto, como os recicláveis, onde a criança poderá construir seu jogo, sua brincadeira.
O modo como o professor intervém em um jogo, pode torná-lo fator decisivo para a aprendizagem, podendo até transformar um jogo espontâneo em um jogo pedagógico, desta maneira, podemos dizer que o fator primordial não é o jogo e sim as intervenções praticadas pelo professor.
 Contudo, percebemos que somente o planejamento de uma atividade, não é suficiente para que tenhamos também as intervenções a serem realizadas, para que estas não tenham seu potencial reduzido. Conforme as hipóteses vão sendo construídas, o educador poderá propor reflexões a respeito dos registros em que as crianças trabalharam "quantidade" e assim reforçar o conceito de número e seu uso social.
Enfim, as intervenções do professor, devem sempre se apoiar nas hipóteses construídas previamente pelas crianças, usando os momentos de reflexão coletiva para revisar as hipóteses construídas, e desta maneira reformulá-las para então avançar em direção a ideia convencional do conceito de número, quantidades e seus usos no cotidiano.

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