domingo, 30 de novembro de 2014

As possibilidades de intervenção que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de numero.

É preciso que nos anos iniciais o professor esteja preparado para tornar a matemática uma matéria clara, objetiva e que seja também prazerosa para criança.
A criança aprende através das interações e participações em que elas precisam vivenciar, e essas situações concretas ajudarão a construir novos conhecimentos.·.
O professor pode usar material de apoio para facilitar o aprendizado, dessa maneira ele conseguiria também avaliar quais conhecimentos e interesse ela possui em aprender. O material de apoio vai facilitar tanto para o professor como para o aluno.
Ele pode usar números, letras e jogos para que a criança se sinta motivada a aprender e avançar, adquirindo cada vez mais conhecimento e aprimorando os mesmos.
Nesta perspectiva, o professor percorre o caminho do aprendizado junto com seu aluno, descobrindo o prazer de fazer matemática. Tornando assim, o processo de aprendizado mais prático, fácil e prazeroso tanto para aluno quanto para o professor.
A grande estratégia é fazer o ensino de matemática significativo, instigante e cheio de possibilidades desafiadoras.
Na adição, por exemplo, como ela sempre está associada às ideias de juntar, reunir, acrescentar, ideias intuitivas, que adquirimos na vida e levamos para a escola, o professor precisa ensinar as crianças a constituírem o ponto de partida para o aprendizado da adição percebendo a melhor maneira de ensinar a sua turma, por tudo isso podemos dizer que a adição é uma operação bastante natural.
Na subtração o professor deve seguir também o fato de se trabalhar com os conhecimentos já adquiridos por ela, por exemplo, pode se brincar com os números, em geral, deve-se começar pela ideia da retirada, e ir colocando situações mais trabalhadas que estão relacionadas com a subtração: os atos de comparar e de completar. Por esse motivo, o professor deve intervir com paciência principalmente quando a criança esta no processo inicial da construção do conceito de números.
Ao trabalhar com a divisão, pretendemos que as crianças compreendam o que ela significa na matemática, ou seja, dividir um número por outro. Para que ela atinja essa compreensão é preciso que o professor realize um trabalho que tem como ponto de partida experiências com situações em que ela, espontaneamente, reparte, divide, distribui. O professor precisa estar atento para as divisões que as crianças realizam nas atividades, jogos e brincadeiras, em cada oportunidade ele deve discutir com elas o critério que usaram para dividir, assim facilitará para que elas tenham uma melhor noção sobre a divisão.
A multiplicação pode ser considerada como uma maneira abreviada de indicar a adição de parcelas iguais, por isso é comum às crianças conhecerem a multiplicação a partir da adição de parcelas iguais, por tanto o docente necessitará de dedicação e muita pesquisa em sua turma, só assim compreenderá a necessidade que a turma tem na multiplicação o ou em qualquer outra operação.
Enfim o professor tem que problematizar ações pedagógicas, baseando-se na vivencia das crianças, pois essas experiências são muito importantes para a construção do pensamento matemático e também para a construção do conceito de números.


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