1) Podemos construir um ábaco com
outros objetos? Se sim, de que maneira podemos fazer? Construa o ábaco em
duplas, da forma que acharem melhor.
2) Em duplas realize ao sinal da
professora 3 representações de números decimais em seu ábaco.
3) Coloque nove dezenas, subtraia
três dezenas, divida em dois. Qual é o numero final?
4) Coloque uma dezena, divida em
cinco partes. Quantas unidades ficaram em cada parte?
5) Com palitos iremos contar. Os
palitos estão a uma distancia dos potes que estão na mão da professora. Uma
dupla terá de representar a dezena que a professora falar em 30 segundos seguindo
corretamente as cores(unidade: vermelho/ dezena: azul). O aluno que terminar
primeiro e corretamente ganha.
a) 6.365 b) 3.710 c) 3.610 d) 3.600
- Fazer cálculos de adição
1. O numero natural que é obtido quando é feita a adição de 3.415 e 295 é:
a) 6.365 b) 3.710 c) 3.610 d) 3.600
2 - Numa aula de Geografia a, os alunos descobriram que há 5.565 municípios no Brasil.
Decompondo esse número nas suas diversas ordens, tem-se:
a) 5
unidades de milhar e 565 unidades de centenas
b) 5 unidades de milhar
e 565 unidades
c) 55 unidades de dezenas
e 65 unidades
d) 5 unidades de milhar
e 5 unidades de dezenas
3- O número 7.334 possui quantas centenas?
a) 3
b) 30
c) 73
d)
300
4- Realize no ábaco o que é pedido descrevendo cada procedimento realizado
100. Retire uma unidade. Quanto ficou?
240. Retire uma unidade. Quanto ficou?
500. Retire uma unidade. Quanto ficou?
99. Acrescente uma unidade. O que aconteceu?
109. Acrescente uma unidade. Qual o total?
190. Acrescente uma dezena. E agora o que
aconteceu?
999. Acrescente uma unidade. Qual o total? O que
foi preciso fazer?
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